domingo, 13 de março de 2011

CARTA DE ROSÁRIO DO SUL

O desenvolvimento de uma comunidade perpassa pela educação de seus cidadãos.
Ainda que reconhecendo a importância de faculdades de ensino a distância e de cursos técnicos profissionalizantes, Rosário do Sul anseia, há décadas, pela implantação de uma universidade presencial e de uma escola técnica que sejam públicas, gratuitas e de qualidade.
Nos últimos anos, as forças vivas do município têm se empenhado para a realização destes sonhos, com a participação ativa na luta pela implantação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), pelo fortalecimento dos institutos federais e criação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA); não foi o município, entretanto, beneficiado por nenhuma destas conquistas, presentes em toda a região.
Mesmo com estas frustrações, principalmente para a juventude quanto às suas perspectivas de formação, a luta continuou. Diante do risco de fechamento de cursos, falta de realização de vestibular, não realização de concursos para professores e funcionários e pela realização de eleições diretas para reitor, participaram os rosarienses, em junho de 2008, de um ato público na Assembléia Legislativa e do movimento em defesa da UERGS, denunciando o sucateamento desta Universidade e pleiteando, novamente, a implantação de um campus em Rosário do Sul.
Com a perspectiva de um novo governo, ressurgiram as esperanças, quando o então candidato a governador Tarso Genro, durante a elaboração do programa de governo, declarou seu compromisso com a implantação de um campus da UERGS aqui em Rosário do Sul.
Assim, de forma conjunta, iniciativas para concretizar o ensino técnico e universitário em Rosário do Sul serão implementadas, reafirmando-se a disposição de colaborar, de todas as formas possíveis, para que isto ocorra. Este debate terá continuidade em todos os espaços possíveis, trabalhando-se na construção de propostas que possibilitem o ingresso de Rosário do Sul no privilegiado rol de cidades com curso universitário presencial a serem oferecidos pela UERGS e na mobilização da comunidade no decorrer do processo do Sistema Estadual de Participação Cidadã e outros programas governamentais dedicados à educação.
Sobre o ensino técnico, foram contatados técnicos do Ministério de Educação que reafirmaram a intenção da presidente Dilma Roussef em dar atenção especial às cidades polo, e com a Superintendência de Educação Profissional (SUEPRO), da Secretaria Estadual de Educação, que mostrou disposição em firmar parceria entre os governos para efetivação de tal proposta.
Diante das boas perspectivas para concretizar a implantação do ensino técnico e universitário presencial em Rosário do Sul, renovam-se as esperanças de ser o município contemplado nos futuros cursos a serem oferecidos pela UERGS.
Concretamente, apresenta-se como alternativa a formação de um pólo educacional em Rosário do Sul, propondo-se a utilização do espaço da Escola Estadual de Ensino Médio Plácido de Castro, onde já há o curso técnico em contabilidade, aguardando-se, para breve, o início do curso técnico em vendas.
Contribuem para o êxito desta proposição a razão social da escola (estadual), o amplo espaço físico, instalações prediais em perfeitas condições, ótima localização, ginásio de esportes, área para ampliação e estacionamento, entre outros fatores positivos.
No dia 20 de março de 2011 a EEEM Plácido de Castro completa 61 anos com o lema “Uma nova década, novas perspectivas!” e o melhor presente para a comunidade escolar e, com certeza, para toda a população rosariense, será a confirmação destas expectativas.


Esta carta é resultado do “Debate sobre ensino técnico e universitário em Rosário do Sul”, promovido pela direção da EEEM Plácido de Castro, com a participação, na mesa, de representantes do Governo do Estado (Secretaria Estadual de Educação), Assembléia Legislativa do RS, Governo Municipal, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e Superintendência de Educação Profissional (SUEPRO). Ata e Lista de Presença em anexo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário